Baseia-se no tratamento electroquímico dos perfis e consiste em criar artificialmente uma capa de alumina (óxido de alumínio) cuja espessura varia normalmente entre 10 e 25µm. Pretende-se assim oxidar o alumínio de forma acelerada mas controlada, por deposição de uma camada protectora. Esta capa, muito dura, depois de tratada é impenetrável à maior parte dos agentes químicos, ao ar e à água.
Através de processos químicos e mecânicos é possível obter diferentes tipos de acabamentos e colorações:
Acetinagem dá um aspecto mate aos perfis. É o tratamento mais comum por razões estéticas, económicas e funcionais.
O escovamento/despolimento dá um aspecto riscado.
O polimento dá um aspecto brilhante.
Nos processos convencionais, a coloração vai desde a cor natural do alumínio (a mais procurada pela arquitectura contemporânea) e evolui numa gama de cores bronze e acastanhadas até colorações negras.
A anodização das ligas de alumínio oferece um equilíbrio perfeito na junção destas características: diversidade de acabamento em cor e textura, protecção corrosiva, longevidade dos materiais, muito baixo custo de manutenção e facilidade de reciclagem a baixo custo com aproveitamento integral dos resíduos.
Além da tendência de moda para a utilização deste acabamento, a opção por alumínio anodizado à cor natural resulta actualmente numa mais valia para a arquitectura contemporânea porque explora aqueles atributos e produz um impacto ambiental muito reduzido quando comparado com outras soluções de tratamento superficial.
A termolacagem é um processo de tratamento de superfície mais recente que consiste na aplicação em estufa, de uma tinta em pó (polímero à base de poliester) que pode ser termoplástica ou termoendurecível.
Não existem restrições relativamente à escolha de cor. Usamos RAL, NCS S e cores especificadas pelo cliente. A termolacagem é de longe o método mais comum para aplicar cor a perfis de alumínio.
As principais características são:
Risco mínimo de desbotar e borrar;
Poder ser repetido várias vezes;
Resistência a impactos e abrasão consideravelmente melhor do que revestimentos molhados;
Boa deformabilidade (por exemplo, pode ser curvado depois do tratamento de superfícies);
Adequado para uso em ar aberto – Alta resistência a radiação UV e à corrosão.
As opções de acabamento usados em arquitectura permitem lacados do tipo:
Brilhante
Metalizado
Texturado
Efeito Madeira